segunda-feira, 13 de outubro de 2014

OS ELEMENTOS DO FENG SHUI, VOCÊ E SUA CASA

5-elementos-04-sino-de-vento-NillDumontQue tal trazer para a sua casa elementos que representam as formas mais singulares de natureza? Os cinco elementos aos quais o universo foi criado, Terra, Água, Fogo, Madeira e Metal, podem ser representados por objetos e peças de decoração. Conheça algumas das representações mais comuns e saiba se a sua casa está precisando de ajustes nos elementos. Conheça também a influência dos elementos em seu comportamento diário e aproveite para fazer os ajustes necessários. Você pode trabalhar suas afinidades através das representações dos elementos, compondo um ambiente com a sua cara. Dê asas a sua imaginação!

 

 Os cinco elementos

A origem do universo pode ser explicada pela combinação de 5 elementos da natureza: Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra. essa é a afirmação do tratado de filosofia Hong Fan, que afirma que todas as coisas foram formadas a partir dessa combinação.

No Feng Shui, os 5 elementos são utilizados como uma das ferramentas essenciais de harmonização, isso porque eles interagem no ambiente físico proporcionando boa ou má sorte, que são os relacionamentos cíclicos, produtivo e destrutivo. No ciclo produtivo o fogo produz a terra, a terra cria o metal, o metal segura a água, a água nutre a madeira e a madeira alimenta o fogo. Já no destrutivo, a madeira consome a terra, a terra represa a água, a água apaga o fogo, o fogo derrete o metal e o metal derruba a madeira. Os elementos podem ser utilizados como “curas” e estão associados a várias sensações que experimentamos todos os dias tais como cores, odores, sabores, direções e números. Todas as escolas de Feng Shui são grandemente influenciadas pela teorias dos 5 elementos. No entanto, enquanto que para a Escola do Chapéu Negro, os elementos são representados através de objetos diferenciados, para a Escola da Bússola, os elementos só podem ser representados por sua própria essência.

 

5-elementos-01-Deusa-da-Prosperidade-NillDumontTerra – a Terra é representadas pelas cores amarela e marrom. Objetos em cerâmica, terracota e argila são os melhores representantes desse elemento. A Terra é o elemento ligado à sinceridade e à fé. “Se faltar ou estiver em pouca quantidade em uma pessoa, poderá deixá-la mesquinha, oportunista, narcisista ou egoísta. Já as pessoas com o elemento Terra equilibrado são sinceras, confiáveis, muito francas e extremamente prestativas. As que têm excesso, podem se tornar retrógradas e antiquadas. Elas têm pavor de aventurar-se porque assim estariam expostas às críticas”.

(Objetos que carregam a essência da Terra são fundamentais para trabalhar um ambiente que tenha ausência deste elemento. Destaque para o prato e a deusa da Prosperidade, ambos em cerâmica) 

 

5-elementos-02-fonte-de-água-NillDumontÁgua – A água é representada pelas cores preta e azul.

Objetos com motivos náuticos são seus fiéis representantes. A Água é o Elemento do insight, da motivação e contatos sociais. “Toda pessoa possui dois tipos de Água: a água para e a fluente. A Água fluente é o impulso e a eficácia perante a sociedade. A Água parada reflete a clareza mental e o conhecimento da pessoa. Pessoas com pouco elemento Água têm dificuldade de se integrar à sociedade. A Água caracteriza a pessoa que é atraente, forte, controlada e que tem facilidade de se relacionar. As pessoas com grande quantidade de Água são como o oceano, viajam muito”.

(Para que a Água contribua para a energia positiva do ambiente, deve estar em movimento. As fontes são, para o Feng Shui, bons representantes deste elemento)

 

5-elementos-03-campainha-de-ferro-NillDumontMetal – O Metal é representado pela cor branca, assim como por cores metálicas. Latão, bronze e estanho são materiais que remetem a esse elemento. O elemento Metal representa o espírito de justiça. Pessoas com pouco Metal raramente falam. São meticulosas e cuidadosas. Metal em equilíbrio caracteriza uma pessoa justa, que fala somente quando é preciso e sempre diz a palavra correta na hora apropriada. Se alguém estiver errado, ela critica, se exceder-se. O excesso de Metal tende a tornar a pessoa injusta.

(Até mesmo pequenos detalhes na decoração são úteis na representação de seu elemento. O sino-de-vento e a campainha retirada de uma porta antiga, são exemplos que se pode utilizar para a presença do Metal em sua decoração)

 

5-elementos-05-mesa-de-madeira-NillDumontMadeira – A Madeira é representada pelas cores verde e marrom. “Plantas naturais e artificiais, assim como objetos confeccionados em madeira traduzem este elemento”. O elemento Madeira representa o ideal da benevolência, lealdade e perdão. Pessoas com pouca Madeira são facilmente influenciáveis. Já as que tem Madeira em equilíbrio são ponderadas na hora de escutar e consideram todos os aspectos antes de tomarem uma decisão. O excesso, por outro lado, faz com que as pessoas não ouçam as demais e sejam inflexíveis.

(Utilize objetos de madeira para representar este elemento).

 

5-elementos-06-velas-piramidais-NillDumontFogo – O elemento Fogo é representado pelo verão, brilhante e total. Para buscar a imagem do Fogo, vale acrescentar objetos que tenham a função de aquecer o ambiente. O fogo é o elemento da sabedoria, razão e etiqueta. As pessoas que tem pouco Fogo, quando criticadas, não expõem seu ponto de vista e também não pedem uma nova chance para provarem que estão corretas. Costumam ser dóceis e ter pena de si mesmas. Já as pessoas que tem Fogo em equilíbrio, sabem como e quando argumentar, parando na hora certa. As que têm Fogo em excesso, são impacientes e se irritam com muita facilidade.

(As velas são bons representantes do elemento Fogo. Assim como as velas, a forma triangular dos objetos também ativa o elemento)

Consultores para esta publicação: Vida em Equilíbrio: ( Lúcia Araújo, Franco Guizzetti e Alexandre Caprarolo Torres)

Abraços a todos

NillDumont 

 

Outra boa ideia é você decorar muitas coisas legais e com muita vibração com nosso Kit “Aprenda a fazer Ideogramas” é super prático e, além de decorar com muito bom gosto sua casa, seu escritório, seu jardim, pode também ganhar uma grana extra fazendo ideogramas para vender. Entre aqui e conheça:

Capa-box-Comece-hoje-a-fazer-ideogra[1]Capa-box-Comece-hoje-a-fazer-ideogra[2]

Conheça o Blog da NillPublisher: http://www.nillpublisher.tk

O Blog oficial da NP: http://www.blog-publisher.tk

E também a loja sem nenhum compromisso:

http://www.loja-nillpublisher.tk

 Veja algumas ideias do que pode fazer com ideogramas decorativos: