sexta-feira, 23 de junho de 2017

Transfer na Madeira – Cada dia mais legal…!

Artesanato - Transfer em madeira-04Já ouviu falar da técnica do transfer em madeira? Talvez sim, mas se não, essa técnica consiste em transferir a imagem de uma fotografia ou qualquer arte impressa sobre uma superfície de madeira. É uma técnica que você pode fazer em casa, sem gastar muito e com a qual poderá obter resultados incríveis. Aqui já postamos uma técnica parecida, mas usava cola branca e houve alguns desagrados por ser um processo mais difícil e demorado. Porém essa maneira que apresento hoje, na internet despertou muito interesse entre os amantes do famoso DIY (Do it Yourself ou Faça você mesmo), por ser rápida, mais moderna e que permite criar quadros personalizados com fotos e imagens que você goste e decorar sua casa de uma forma exclusiva e com esse toque natural que sempre obtemos quando trabalhamos com a madeira. Se você ainda não conhecia e está ficando curioso, recomendamos que continue lendo: não irá perder seu tempo.

 

Material necessário e conselhos preliminares

Artesanato - Transfer em madeira-08

Antes de começar, gostaria de informar que na internet existem tutoriais com algumas variações que podem chegar a confundir um pouco, (como o da cola branca). Recomendamos começar por esse que está aqui no passo a passo, por ser mais simples e moderno. E quando já tiver claro o procedimento você poderá experimentar outras técnicas com outros materiais.

Veja o que você vai precisar?

1. A fotografia ou imagem que quiser transferir, impressa em uma impressora laser e em papel branco normal A4 ou do tamanho que preferir. Mas preste atenção, pois as impressoras domésticas costumam ser a jato de tinta e não a laser, sendo assim, provavelmente, terá que ir à um bazar, papelaria ou gráfica onde se tiram cópias.

2. A foto ou imagem impressa deve estar invertida, em efeito espelho, para que na hora de transferi-la, como vamos posiciona-la com a imagem para baixo, a mesma seja refletida. Por exemplo:  é como se vê no espelho. Esse detalhe deve ser considerado especialmente quando apareçam letras e números, já que se transferimos diretamente, os mesmos serão transferidos ao contrário. Obs.: Para trocar a posição da imagem você pode utilizar qualquer programa de edição de fotos (e utilizar a ferramenta espelho) ou na hora de imprimir, pedir que seja impressa em “espelho”. (qualquer dúvida deixe recadinho na lateral que eu explico com mais detalhes e/ou ensino a fazer).

3. Uma base de madeira lixada, preferivelmente de um tom claro e com um tamanho que se ajuste a fotografia ou do tamanho que você preferir. Pode ter a forma e a grossura que quiser!

4.  Um pincel pequeno.

5.  O gel transfer especial para transferir sobre a madeira. Existem várias marcas, somente preste atenção que sirva para utilizar sobre madeira. Você pode encontrar em lojas de materiais para artesanato. (este substitui a cola branca).

6.  Uma esponja ou pano úmido.

7. Um copo ou pequeno recipiente com água

8.  Verniz incolor

 

Recortar, passar o gel e deixar secar…

Artesanato - Transfer em madeira-07

Com a imagem devidamente impressa em mãos e com o material apropriado, tudo agora passa a ser sua criatividade, você somente precisa passar uma camada do gel transfer na madeira e outra camada na imagem.

Depois de ambas superfícies já estarem com o gel, coloque a imagem sobe a madeira e pressione com suas mãos ou com a ajuda de uma régua ou espátula de silicone ou plástico para que não fiquem bolhas e rugas. Deixe secar no mínimo umas duas horas, (ou siga o tempo indicado na embalagem).

 

Esfregando devagar...

Artesanato - Transfer em madeira-06

Depois de seco, devemos umedecer bem o papel com uma esponja ou com um pano molhado. O papel tem que amolecer o suficiente para que, ao esfregar com a ponta dos dedos, vá saindo pouco a pouco até que fique somente a imagem transferida sobre a madeira. Trata-se de ir “esfarelando” até que a imagem apareça nitidamente. Se a imagem soltar um pouquinho não se preocupe, é com esses pequenos defeitos que dão um ar desgastado e “vintage” muito interessante, faz parte do encanto da técnica.

 

Envernizar e decorar…

Artesanato - Transfer em madeira-05

Agora já tem a imagem transferida, mas precisa ainda aplicar uma camada de verniz incolor para protegê-la. Faça isso quando a imagem ainda estiver úmida, porque se você esperar secar ela ficará levemente branca. Isso porque o papel nunca sairá 100%, somente tiramos o máximo de camadas possível para que a imagem apareça. Depois de fazer isso, já tem seu quadro personalizado sobre madeira!

Espere secar o verniz e pronto!!!

 

Um resumo do passo a passo

Se você ficou com alguma dúvida, como eu disse acima, deixe um recadinho no formulário da coluna lateral que retorno com explicações detalhadas para você aplicar a técnica. Mas aqui em baixo também deixo mais algumas imagens do passo a passo e outras de peças lindas em preto e branco que foram criadas com o mesmo processo:

Artesanato - Transfer em madeira-03

 

Artesanato - Transfer em madeira-02Artesanato - Transfer em madeira-04

 

Outra técnica

Uma outra técnica, também apresentada aqui no blog, consiste em um pouco de tinta branca PVC, cola branca e termolina leitosa (decoupage) para acabamento. Também uma técnica muito artesanal utilizada nesse lindo trabalho. Vejam algumas imagens do site de uma colaboradora a Renata Wentz do site vidaloucadecasada

Artesanato - Transfer em madeira-09Artesanato - Transfer em madeira-19

 

Artesanato - Transfer em madeira-29Artesanato - Transfer em madeira-39Artesanato - Transfer em madeira-49

 

Copie, crie… use sua criatividade…

Abraços, NillDumont

Ziper - Clique Aqui


Você deseja queimar gordura no piloto automático?!?

Ganhe um E-book inteiramente GRÁTIS com 7 receitas de sucos DETOX

Receitas simples, fáceis e baratas de sucos que desintoxicam seu organismo e te permitem queimar gordura no piloto automático.

Por Milla Pádua

Banner - 7 Sucos Detox - 01

Baixe o E-Book GRÁTIS

(Por tempo limitado)