Tenho recebido emails de artesões que tem reciclado esse material tão versátil que é a caixa de madeira. Vamos então aprender uma técnica bem fácil da artesã Edilene Barbosa, da Rosa Luiza Artesanatos que transformou esse material que já é muito útil para acondicionar nossas frutas e verduras das feiras para também ser útil dentro de casa em belos objetos que, além de úteis, são decorativos.
Vejam a matéria aprendam mais um pouco como é bom reciclar o nosso mundo:
Porta revistas ou livros e até brinquedos...
Essas caixas são usadas como embalagem de alho argentino, a madeira é frágil, então é prudente que se use uma tinta ou verniz pra aumentar a durabilidade da peça. Aqui foram usadas as duas, encapada a parte externa deixando as laterais sem nada, só verniz para aparecer o carimbo da exportadora, que é bem legal e rústico, porém, pode-se encapar toda a peça. Aqui foi usado chita de algodão.
Caixa de madeira encontrada em feiras livres e mercados:
Lista de material:
Tecido de algodão (+- 80 cm)
Cola branca para artesanato
Viés de algodão (+- 3 m)
1 puxador de madeira
4 pés de parafuso e borracha (encontra em lojas especializadas em marcenaria)
Verniz cristal
2 caixas de madeira (embalagens de alho)
1 lixa 180
Retire as tábuas do lado reto e do meio das caixas, é bem fácil, basta bater de leve com um martelo e elas vão se soltando. Lixe toda a superfície com lixa fina pra madeira. Passe verniz na parte interna das caixas e espere secar. Corte o tecido para cada superfície deixando sobrar pelo menos 2 cm de cada lado. Passe cola nas tábuas de duas em duas e vá colocando cuidadosamente o tecido, comprimindo o mesmo com um tecido sêco para que fique bem colado e sem bolhas, recorte as sobras e deixe secar. Cole o viés largo em toda volta para dar acabamento, nesse momento as caixas devem estar uma sobre a outra para que o acabamento não fique com emendas desnecessárias. E para que seja possível a caixa permanecer aberta sem encostar-se a nada, é preciso fazer uma trava, aqui foi feita com um pedaço do viés dobrado ao meio no sentido do comprimento e fixada com grampo de tapeçaria.
Finalizando, faça um furinho na primeira tábua da parte de cima e coloque o puxador. Na parte de baixo, marque o local dos pés e com a ajuda de parafuso auto bracante (é fantástico pra quem não tem furadeira) e coloque delicadamente os pés parafusos apenas girando no sentido horário. Passe verniz cristal em toda a caixa e espere secar como indica na embalagem. Está pronto!
Outras ideias:
Banquetas de caixotes:
Na sequencia de imagens, fica fácil saber como fazer: