quarta-feira, 12 de junho de 2019

Biojoia – A Ecologia fazendo sucesso no mundo.

A Biojoia é um adorno produzido a partir de materiais vindos da natureza, tais como sementes diversas, fibras naturais, casca do coco, frutos secos, conchas, madrepérola, capim, madeira, ossos, penas, escamas, dentre outros. Tais materiais são extraídos da natureza sem causar quaisquer prejuízos à mesma, ou seja, a busca de matérias-primas é feita de forma sustentável: não agride o meio ambiente e nem o meio social, e possibilita a produção de peças que sejam viáveis para comercialização. Ainda, as biojoias se caracterizam pela valorização da cultura brasileira, pois se identificam e resgatam elementos da história, crenças, valores e tradições do povo brasileiro, considerando aspectos regionais.

Na produção de biojoias há o predomínio da utilização de materiais de origem natural. A união destes elementos com o ouro, pedras preciosas e semipreciosas ou outros materiais nobres transformam as biojoias em produtos com alto valor agregado, reconhecidas como “joias naturais”. Trata-se, portanto, de criações artísticas tipicamente brasileiras, que aproveitam a riqueza de cores, texturas e formas da flora brasileira para criação de peças com valor agregado, promovendo a sustentabilidade e valorização cultural. Para melhor entendimento do termo “biojoia”, será feita diferenciação entre joia, bijuteria, biojoia, como segue:

Joia: peça feita com metais nobres como o ouro e a platina, pedras preciosas e semipreciosas que são cravadas, tendo alto valor comercial e desenvolvidas, normalmente, a partir de desenhos exclusivos elaborados para coleções de acessórios desta natureza.

Bijuteria: peça produzida com materiais sintéticos ou naturais, sem metais nobres ou pedras preciosas. Quando são usadas outras pedras, estas são coladas ao adorno produzido. A prata, no entanto, é utilizada na produção de joias e também de bijuterias.

Biojoia: peça produzida com a combinação harmoniosa de elementos naturais, agregando-se, em diferentes proporções, metais nobres, pedras preciosas e/ou semipreciosas. As biojoias são produzidas por artesãos que valorizam a cultura e a diversidade regional para a elaboração criativa de diferentes tipos de peças como colares, brincos, anéis, entre outras. Já existe no mercado o profissional conhecido como “biodesigner”. Este profissional assessora o artesão para que a busca por insumos na natureza se realize dentro de parâmetros de responsabilidade com o meio ambiente e também orienta quanto aos cuidados necessários para que as biojoias tenham qualidade e durabilidade, uma vez que as matérias-primas devem estar livres de fungos e não podem germinar. É importante frisar que a produção de biojoias se caracteriza, essencialmente, pelo desenvolvimento de um processo feito de modo sustentável, não agredindo a natureza, nem lançando nenhum tipo de resíduo nas etapas de produção das peças. Também é um processo produtivo que fortalece a cultura brasileira, uma vez que os materiais buscados na natureza, bem suas combinações na criação das mais variadas peças, refletem valores, costumes e tradições das diferentes regiões do país.


Chiara Gadaleta, em seu blog “Ser sustentável com estilo, argumenta que este resgate e valorização cultural conferem às biojoias “uma propriedade exclusiva e muito sofisticada”.

O mercado de Biojoias registra um crescimento anual de 50% nos negócios devido à percepção positiva e aceitação da biojoia no mercado brasileiro e internacional.
A criatividade e uso de materiais combinados com design diferenciado são fatores extremamente competitivos.
As Biojoias conquistaram um público amplo, cada vez mais antenado com a importância dos produtos sustentáveis, sem abrir mão da qualidade e originalidade.


Nessas postagens, vamos abordar o tema de Biojoias em toda a dimensão que ela exerce, através de consultas com especialistas do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Assim poderemos apresentar um panorama legal para o fomento e quem sabe, cada um de nossos leitores se entusiasmar por essa confecção tão interessante, criativa e lucrativa. Além de serem únicas e lindas.

Acompanhem as postagens e as dicas que vamos dar.

Até mais

Nill Dumont