quinta-feira, 4 de julho de 2019

Biojoias – Empreendendo na área

O mercado de biojoias é um mercado em expansão e com potencial de exportação. A beleza e originalidade das biojoias, bem como a vertente da sustentabilidade aliada ao desenvolvimento dos produtos, atraem consumidores, fazendo crescer a demanda por sua comercialização.
Apesar de a maior parte da produção de biojoias estar concentrada em determinadas regiões do Brasil, onde há comunidades que se benefciam da atividade, gerando de emprego e renda, as biojoias hoje são elaboradas e comercializadas em praticamente todo o território nacional. Na cidade de Manaus, por exemplo, o mercado de biojoias ganha espaço a cada dia, assim como em outras cidades do Norte e Nordeste do país, em função da diversidade de matéria-prima e da variedade de peças produzidas e oferecidas ao consumidor. Isso tem atraído grandes joalherias do brasil, que estão, cada vez mais, apostando na mistura de materiais naturais com pedras preciosas, semipreciosas e metais nobres.
Não foram localizados registros que informem a quantidade de produtores de biojoias no brasil. é comum que a produção seja feita na própria residência do artesão e, na maioria dos casos, informalmente.

Muitos artesãos não têm estrutura física própria montada para a comercialização de seus produtos. Investem expondo-os em showrooms, feiras, congressos, desfiles e eventos do gênero, por acreditarem que os acessórios fazem parte de um componente essencial e caracterizador do vestuário, e que por isso não deve ser apreciado isoladamente.
A cooperação entre artesãos é, além de possível, desejável para o mercado.
Entre várias ações que podem ser desenvolvidas de forma cooperativa, os artesãos podem unir o volume de produção que alcançam, defnindo espaços e estratégias comuns de comercialização. Além de benefícios comerciais, a cooperação entre artesãos e empreendedores que atuam na fabricação de biojoias pode trazer vantagens de redução de custos produtivos, troca de experiências, melhora do contexto social, entre outras.
A comercialização de biojoias pela internet tem se mostrado crescente, uma vez que as peças podem ser mostradas em imagens postadas para apreciação dos compradores em potencial.
Empreendedores do mercado que biojoias que não necessariamente se dedicam à elaboração das peças buscam parcerias constantes com artesãos para o desenvolvimento de seus empreendimentos, sempre considerando uma atuação baseada em práticas sustentáveis desde a busca dos materiais a serem utilizados, no processo produtivo e na comercialização, bem como na promoção social dos parceiros envolvidos.
A produção de biojoias, como se percebe, é uma oportunidade de atividade empreendedora fortemente ligada às práticas sustentáveis que devem, muito além de discurso, se concretizar nas ações desenvolvidas.
A produção de biojoias, assim, será considerada uma atividade sustentável ao se desenvolver como um empreendimento economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo:



OPORTUNIDADES:
Podem ser oportunidades no ramo de fabricação de biojoias:

• Implantação e desenvolvimento de um negócio sustentável;
• Criações exclusivas e com alto valor agregado;
• Valorização do produto no mercado nacional e internacional;
• flexibilidade de venda do produto em lojas e eventos de moda de maneira geral, ampliando as possibilidades de comercialização;
• Possibilidade de venda pela internet;
• Associação a comunidades e projetos sociais locais para busca de matéria-prima e/ou produção e comercialização das peças, visando à geração de emprego e/ou trabalho e renda;
• Desenvolvimento de projetos que promovam o resgate da cultura regional, como base para elaboração de biojoias;
• Criação de espaços para ensino de técnicas artesanais utilizadas na elaboração das biojoias.






AMEAÇAS:
Algumas ameaças que podem ser previstas na fabricação de biojoias:
• Capital insufciente para investimento no negócio;
• Crises na economia, que desfavoreçam a moeda nacional e difcultem os investimentos;
• Mão de obra não qualifcada, que comprometa a qualidade dos produtos;
• Inviabilidade de investimento em estratégias de marketing para divulgação e venda das biojoias;
• Cultura instalada em alguns profissionais do ramo de apenas copiar peças de outros fabricantes, sem acrescentar diferencial competitivo;
• Aspectos culturais que não favoreçam práticas sustentáveis;
• Exigência de cuidados específcos para que a matéria-prima e/ou o produto não se deteriore.

- É isso por enquanto pessoal. Para não ficar um artigo muito longo, vamos continuar nas próximas edições. E vamos também apresentar algumas lindas peças MASCULINAS. Que é top em todos os locais.

Copie, crie… abuse de sua criatividade!

Até a próxima…
Nill Dumont